61 3352-4010 61 98123-5846

Orientações sobre o Exame Endoscópico

A endoscopia permite que o médico examine as regiões internas do esôfago, estômago e duodeno (inicio do intestino) por meio de um aparelho flexível com uma microcâmera digital (endoscópio). Em geral, é indicada para investigar sintomas com dor abdominal, vômitos frequentes, azia e dificuldade para engolir. Pode também realizar biópsias, retirar corpo estranho e pólipos (pequenos tumores), além de tratar sangramentos digestivos.

Qualquer dúvida sobre o exame, pergunte ao médico especialista.


  1. Na hora do exame, você dever estar com o estômago vazio, em jejum de 8 horas (inclusive água). Por isso, não tome café da manhã no dia da endoscopia e, na noite anterior, faça apenas um jantar leve.

    Se você for diabético, marque o exame para o horário mais cedo possível e deixe para tomar os remédios para o diabetes depois. Se tiver pressão alta, a sua pressão deve estar controlada para fazer o exame. Alguns serviços pedem para a medicação com pouca água logo cedo. Procure se informar quando marcar a endoscopia. De qualquer forma, leve o medicamento de pressão com você.

  2. Sinta-se o mais à vontade possível. Fique tranquilo, pois a endoscopia não dói. Retire as peças de roupa que possam incomodá-lo, como gravata e paletó. Caso esteja usando óculos, retire-os antes do exame. Se estiver usando dentadura, alguns serviços poderão pedir para retirá-la também.

  3. Antes da endoscopia, você vai tomar uma medicação líquida para desfazer bolhas que ficam na parede do estômago e prejudicam a visão durante o exame. Depois, receberá um spray anestésico na garganta para facilitar a introdução do aparelho pela boca e não causar náuseas. Em geral, utiliza-se também uma medicação sedativa que será aplicada através da veia para ajudar a relaxar e dormir um pouco.

  4. Será colocado um protetor na sua boca. A medicação sedativa vai deixá-lo relaxado e sonolento durante o exame e provavelmente você não verá o que está acontecendo.

  5. Você ficará deitado do lado esquerdo. A endoscopia dura em média 15 minutos, incluindo o preparo. Após o exame, será necessário repouso até você ficar bem acordado e poder ir embora.

  6. Você ficará com a garganta anestesiada por cerca de 20 a 30 minutos. Quando o efeito da anestesia passar e estiver engolindo normalmente, poderá tomar líquidos e/ou comer. O medicamento sedativo que você recebeu poderá causar sonolência e/ou diminuir seus reflexos de atenção. Portanto, não realize tarefas que necessitem atenção, como dirigir carro ou motocicleta, não tome decisões importantes nem assine documentos neste dia. Também não ingira bebida alcoólica. Venha com um acompanhante para o exame. Ele deve ser maior de 18 anos e deve acompanhá-lo de volta à sua residência.


Referências

Sobed – Sociedade Brasileira de Endoscopia digestiva. 3. Ed. Rio de Janeiro: Medsi, 2000. Esofagogastroduodenoscopia; p.6-11. Sobed – Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva. Endoscopia digestiva. 3. Ed. Rio de Janeiro: Medsi, 2000. Preparação rotineira para exames endoscópicos; p.94-5.

Este conteúdo é oferecido pela Takeda Pharma LTDA. Como um serviço à comunidade médica. Os pontos de vista aqui expressos refletem somente a experiência e as opiniões dos autores.

Material para orientação ao paciente elaborado por Dra. Ana Luiza Werneck da Silva – CRM/SP 68.412. Doutora em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Médica assistente da Disciplina de Gastroenterologia do Hospital das Clínicas da FMUSP. Médica assistente do Serviço de Endoscopia do Hospital Universitário da USP.

Como Chegar

Contato

Assessoria de imprensa

61 99938-7733 61 3352-4010 | 61 98123-5846

clinicagastrodiagnostico@gmail.com

Hospital Anchieta - Centro de Excelência 6º andar.
Salas 615/616/617/618
Taguatinga-DF
CEP: 72115-700

Horários

Segunda a Sexta-Feira
07:30 às 18 horas

Sábado
08 às 12 horas


Acompanhe

Acompanhe nossas mídias sociais e fique por dentro de todas as nossas dicas de saúde.