Endoscopia Digestiva

O que é?


Exame que permite a avaliação das paredes da parte superior do aparelho digestivo, o que inclui o esôfago, o estômago e o duodeno (primeira parte do intestino delgado).

Como é realizada?

O aparelho usado para o exame é um tubo fino e flexível - o endoscópio, que é introduzido através da boca permite ao médico observar as imagens em um monitor de vídeo. O médico pode também usar a endoscopia para obter biópsias (pequenos fragmentos de tecido) que servem para distinguir entre lesões benignas ou malignas. Pode-se utilizar anestesia tópica para a realização do exame, no caso, um anestésico na garganta, ou a sedação utilizando uma medicação ministrada pelo especialista.

Quem pode realizar o exame?

Crianças e adultos.

Quais os riscos da endoscopia?

O exame é altamente seguro, porém, como qualquer procedimento, existem alguns riscos envolvendo os medicamentos utilizados para realizá-lo, dentre eles:

  • Flebite (dor e inchaço) na veia puncionada;
  • Depressão respiratória;
  • Diminuição da oxigenação sanguínea;
  • Alteração na pressão arterial;
  • Alteração dos batimentos cardíacos;

Todos esses sintomas são monitorados ao longo do exame, e as chances de ocorrerem são menores que 6%

Preparos para o exame:

Existem algumas orientações específicas para os pacientes que vão realizar a endoscopia. No geral, é necessário um preparo onde o paciente deverá estar em jejum de 8 horas, incluso líquidos.


Orientações

Recomendações pós-procedimento:

Permanecer na sala de repouso cerca de 10-30 minutos após o fim do exame para que os efeitos das medicações passem. Não dirigir carros, não manusear máquinas e não ingerir álcool até o dia seguinte. Logo após o exame, é permitido retornar à dieta normal e às medicações utilizadas no dia-a-dia, a não ser que o médico especialista tenha orientado o contrário.

Importante saber:

O médico endoscopista tem todo o preparo necessário para realizar o exame, desde as medidas de segurança até o tratamento de sintomas adversos que vierem a surgir. Este texto é de cunho informativo, siga as orientações do especialista de sua confiança.

Fonte: Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva



AGENDE SEU EXAME

Como Chegar

Contato

61 3352-4010
61 99938-7733 | 61 98123-5846

clinicagastrodiagnostico@gmail.com

Hospital Anchieta - Centro de Excelência 6º andar.
Salas 615/616/617/618
Taguatinga-DF
CEP: 72115-700


Assessoria de imprensa

Horários

Segunda a Sexta-Feira
07:30 às 18 horas

Sábado
08 às 12 horas


Acompanhe

Acompanhe nossas mídias sociais e fique por dentro de todas as nossas dicas de saúde.