Você sabe a diferença entre gastrite e úlcera?

Queimação, indigestão e constantes dores abdominais são sinais que indicam problemas no trato digestivo. Geralmente esses incômodos estão relacionados à gastrite ou úlcera. Ambas são doenças gástricas e com sintomas parecidos, mas têm causas e intensidades distintas, merecendo atenção e tratamento diferenciados.

Gastrite: É uma inflamação na parede que reveste o interior do estômago. Pode ter por causa a ingestão excessiva de alimentos gordurosos, café, alimentos muito ácidos, infecção pela bactéria H. pylori, álcool, refrigerantes, uso constante de medicamentos analgésicos, entre outros. O tratamento é feito com medicamentos que diminuem a acidez do estômago, além da correção de possível erro alimentar.

Úlcera: É caracterizada por uma ferida de maior profundidade na parede do estômago, o que pode causar desconfortos mais intensos. A causa mais frequente do surgimento das úlceras é a bactéria H. pylori, seguida pelo uso de medicamentos anti-inflamatórios.

A Endoscopia Digestiva é a melhor maneira de diferenciar gastrite e úlcera.

Quando a gastrite vira úlcera?

A gastrite pode acontecer devido a diversos fatores, como refluxo, bactérias, estresse e intoxicações. Se não for tratada corretamente, pode evoluir com lesões na mucosa do estômago e formar as úlceras.

Evite a automedicação e procure um profissional para iniciar o tratamento, para que não se torne uma doença mais grave.

61 99938-7733 | 61 98123-5846